Posts Malhas Estampas

Enchentes em grandes cidades: conheça 4 maneiras de combater

Grande linha fina para confirmar a eficácia da importação


Postada em 05/07/2019 às 11:04
Por Claudia Ferreira Ribeiro


Um dos principais desafios da sociedade urbana atualmente são as enchentes em grandes cidades. Fenômenos naturais que podem ser agravados pelas ações humanas no espaço urbano, pois assumem proporções gigantescas e desencadeiam uma série de tragédias.

Uma das principais razões para o surgimento de enchentes é o acumulo de lixo e poluição causados pela falta de consciência ambiental e ausência de medidas públicas que incentivem as empresas e os moradores a cumprir com os seus deveres, como não construir casas próximas às margens dos rios e não desmatar.

Diante de todos esses problemas, às vezes fica difícil encontrar maneiras de combater as enchentes, mas não é impossível. Continue lendo e confira no post de hoje quatro maneiras de combater e prevenir enchentes em grandes cidades.

 

1. Rios Vegetais

 

 

 

A primeira maneira de diminuir os alagamentos é plantando vegetações em torno dos rios que passam pelas cidades. Ao contrário do asfalto, o solo consegue absorver grande parte da água da chuva, evitando então o transbordamento dos lagos.

 

2. Limpeza de bueiros

 

 

Dentre as medidas públicas que contribuem bastante para a redução de enchentes está a limpeza de bueiros, de forma em que a água da chuva consiga passar por essas aberturas sem nenhuma interrupção.

Neste caso, é importante também lembrar que esta ação depende da consciência ambiental das pessoas, que devem sempre jogar o lixo no lixo. Essa consciência evita o descarte em via pública e, consequentemente, o entupimento de bueiros.

 

3. Piscinões

 

 

Uma alternativa também muito viável para reduzir os riscos nas cidades é a construção de piscinões em regiões onde os alagamentos são frequentes.

A ideia deste tipo de projeto é armazenar o excesso de água proveniente das chuvas de verão em um reservatório, que deve exercer, por sua vez, não só a função de contenção das águas, mas também a missão de reduzir a poluição urbana.

 

4. Drenagem

 

 

A drenagem é uma das soluções mais baratas e eficazes nesta situação. Refere-se à construção de filtros subterrâneos permeáveis que ajudam a reter o volume excessivo das águas das chuvas. Composta, na maioria das vezes por grama, brita, areia e manta geotêxtil, a estrutura em questão armazena grandes volumes de água, que podem ser absorvidos pelo solo posteriormente.

 

 

A manta Geotêxtil Bidim é o material ideal para drenagem. Desenvolvida para atender as necessidades específicas de sua obra e oferecer o melhor desempenho com a devida economia, a manta geotêxtil é um não tecido não poliéster, permeável e resistente, que permite um melhor escoamento da água retendo as partículas do solo.

Apresenta grande vantagem com relação à instalação, principalmente quando comparado às soluções convencionais. Conta mais de uma função, como filtração, proteção, impermeabilização, separação e controle de erosão superficial, e é encontrada aqui na Geocontract – principal distribuidora de produtos técnicos para construção civil, que possui o maior estoque de geotêxtil do estado de São Paulo. Entre em contato e faça uma cotação!