Posts Malhas Estampas

Revestimento de canais para macrodrenagem: saiba qual solução técnica usar para este tipo de situação

Grande linha fina para confirmar a eficácia da importação


Postada em 19/06/2019 às 08:00


Geocélula e manta geotêxtil Bidim promovem maior flexibilidade e aceleram o cronograma construtivo da obra

 

Por Cláudia Ferreira

 

Para revestimento de canais para macrodrenagem, duas soluções estão sendo cada vez mais utilizadas em obras grandes de todo Brasil: as geocélulas e os geotêxteis Bidim, materiais de excelente qualidade e que apresentam as seguintes vantagens:

Geocélulas

 

 

- Alta resistência à tração;

- Durável sob cargas estáticas e dinâmicas pesadas;

- Estabilidade dimensional quando submetida a variações de temperatura;

- Alta resistência à fluência, permitindo vida longa ao projeto.

 

Geotêxtil Bidim

 

 

- Aplicável em todos os tipos de superfícies;

- Alto grau de contabilidade quanto ao seu desempenho;

- Redução da quantidade de material granular a ser utilizado;

- Aumento da vida útil da estrutura;

- Ajuda a preservar o meio ambiente.

 

A manta geotêxtil Bidim é instalada entre o solo de base e as camadas superiores de revestimento. Atua como elemento separador e filtrante e também impede o carregamento de partículas do solo para o sistema de confinamento celular.

Além de fazer a separação das camadas granulares (solo e brita), também reforça e protege a base do canal. Ameniza deformações acentuadas ao longo do talude, permite o escoamento rápido para as águas no sistema de drenagem e reduz a quantidade de manutenções do canal.

Já a geocélula, preenchida com brita e concreto, assegura ao revestimento maior flexibilidade e acompanha qualquer deformação do solo de base. Possui ainda um sistema de confinamento celular de alto desempenho e é 100% polietileno de alta densidade.

 

Casos de obra

 

 

Canal de Macrodrenagem da Sub-bacia II / Aeroporto de Guarulhos

Para atender a alta demanda de passageiros e de cargas, a proprietária da obra tinha como objetivo realizar a adequação, ampliação e revitalização do sistema de pátios e pistas, fazer a recuperação e revitalização do sistema de macrodrenagem e viário e implantar o sistema separador de água/óleo.

A primeira opção consistia na remoção e importação do solo de fora para a estabilização do talude, o que custaria muito caro e poderia trazer algum dano ao meio ambiente.

 

Solução

A solução encontrada foi utilizar as geocélulas e as mantas geotêxteis Bidim, o que promoveu maior flexibilidade ao revestimento, recomendável para o solo local.

A utilização do geotêxtil Bidim no canal possibilitou a retenção de materiais finos de solos no talude, evitando assim os clareamentos destas partículas e o início de uma erosão interna, e a Geocélula evitou as trincas devido às movimentações internas das águas em época de chuvas.

 

Os produtos apresentaram como principais vantagens:

- Flexibilidade do revestimento, permitindo que este acompanhe eventuais subsidências ou recalque da superfície do terreno;

- Confinamento e proteção eficaz do material de preenchimento;

- Rapidez de execução, o que permite acelerar o cronograma construtivo da obra;

- Limpeza e organização durante a execução da obra;

- Custo comparativamente inferior às soluções tradicionais.

 

Descrição dos produtos

Geotêxtil Bidim: desenvolvida para atender as necessidades de sua obra, a manta geotêxtil oferece o melhor desempenho com a devida economia para o projeto. Um não tecido agulhado 100% poliéster, o Bidim GT é fabricado sob rigorosos padrões internacionais de qualidade e possui certificado ISO 9001.

Além de ser utilizado para sistemas de drenagens, o geotêxtil Bidim também pode ser utilizado em floreiras, jardins e áreas verdes, muros de contenção, entre outras aplicações.

 

Geocélula: material com paredes texturizadas e perfuradas, unidas por ultrassom. Constituída por uma liga polimérica que une o PEAD (Polietileno de Alta Densidade) com fibras de poliéster, a geocélula também proporciona maior rigidez e durabilidade.

Suas aplicações ainda podem ser para: proteção de margens, controle de erosão, revegetação de taludes de concreto, fechamento de aterro sanitário, caminhos provisórios ou definitivos em praias ou dunas de areia, e ainda distribui os esforços da carga gerando menor solicitação na base, sub-base ou subleito.

 

Onde encontrar?

No mercado de distribuição de produtos técnicos para construção civil desde 2016, a Geocontract oferece para você as melhores mantas geotêxteis e geocélulas Bidim.

Com profissionais experientes e totalmente especializados, a empresa tem como principal objetivo passar confiança aos clientes, fornecendo produtos técnicos de qualidade comprovada e com os melhores preços do mercado! Entre em contato e nos conte aqui nos comentários o que achou do post de hoje.